top of page

Um presente para quem você ama!

Atualizado: 8 de mar. de 2021

Pare por um minuto!

Antes de começar a ler, pare por um minuto e visualize alguém que você ama muito.


A pessoa que você visualizou foi você mesma?


Se a resposta for SIM, provavelmente este texto não te trará nada de novo. Mas, infelizmente, as estatísticas mostram que, para a maioria das pessoas, a resposta será NÃO!

Na lista dos nossos amores, não colocar-se como prioridade é mais comum do que se possa imaginar.

E é sobre isso que vamos falar aqui.


"Não tenho tempo para cuidar de mim".

A frase mais comum que ouço das mulheres em palestras, cursos ou até mesmo em conversas particulares é: “Não tenho tempo para cuidar de mim”. Esta frase é dita de várias formas, muitas vezes travestidas em justificativas perfeitamente aceitas pela sociedade, mas que, no fundo, indicam o descuido de si mesma. Ou seja, "cuidar de mim não é uma prioridade" . Além de indicar o descuido de si mesma, essas frases indicam que a cuidadora não é uma prioridade. É uma contradição o "ente cuidado" ser prioridade e o "cuidador" não.


"Cuidar de mim não é uma prioridade." Esta mesma ideia pode ser dita de formas diferentes.

Vejamos exemplos de frases equivalentes extraídas do cotidiano:


"Meu filho é a razão da minha vida, toda minha alegria está em ver a alegria dele".

"Minha filha precisa de mim. É minha prioridade neste momento."

"Neste momento toda minha atenção está voltada para meus alunos. Minha família entende".

"Nas férias vou cuidar de mim".

"Caramba, passei minhas férias preparando material para a volta às aulas".

"Este projeto é muito importante e ocupa todo o meu tempo agora".

"Estou gastando muito para cuidar de quem amo. Não vai dar para comprar nada para meu uso e prazer pessoais".

"Eu sei que preciso me cuidar, mas agora não é o momento ideal".


Essas frases são velhas conhecidas minhas, pois já as usei por durante grande parte da minha vida.



É possível amar os outros sem saber se amar?

Houve um momento da minha vida em que me dediquei à exaustão à minha formação profissional. Fiz cursos que ocupavam todo o meu tempo fora do horário de trabalho. Eu vivia muito cansada porque frequentemente estudava até de madrugada. Mas estava satisfeita, porque eu achava que, com os novos títulos, eu poderia dar melhores condições financeiras aos meus filhos.

Lembro quando minha filha caçula, já adulta, me confessou que aquela fase foi a pior da sua vida. Ela disse que se sentia abandonada, como se não tivesse mãe. Disse, também, que toda a imagem que ela tinha de mim era de um vulto, de costas. trabalhando no computador.

Saber disso me causou uma grande dor, mas também me fez refletir sobre a qualidade da minha relação com as pessoas com as quais eu convivia. Hoje, somos grandes amigas e parceiras. Mas, para isso acontecer, eu precisei mudar.

Eu acreditava firmemente que precisava cuidar de todos e, por isso, me empurrei para o fim da lista de prioridades. Como resultado desta postura, tudo à minha volta começou a desmoronar e eu não conseguia enxergar que precisava primeiro cuidar de mim para depois poder cuidar dos outros com qualidade

Minha filha levou anos para falar das suas dificuldades comigo. Apesar do seu silêncio os sinais sempre estiveram presentes e eu não era capaz de perceber.

Eu achava que aquela forma de doação era uma prova de amor. Mais tarde descobri que eu não sabia me amar e descobri também que quem não sabe se amar não pode amar os outros. Isso porque não se pode dar algo que não se tem.




O grande salto

Comecei a cuidar de mim. No primeiro momento foi difícil aceitar essa mudança de prioridade. Mas, pouco a pouco, pude ver tudo à minha volta florescer. Pude ver com clareza a evolução da minha vida profissional, pessoal e social. Pude ver como a vida dos meus filhos também começou a desabrochar. Pude ver também, como o trabalho com meus alunos melhorou quando eu fiquei “presente”.

Nessa nova fase minhas palavras não estavam mais desconectadas das minhas ações. Este foi o grande salto que dei.


Teus filhos precisam de você inteira agora. Não espere outro momento para cuidar de ti mesma. Permita que eles recebam um cuidado de alta qualidade a partir de agora; eles merecem.

"Desperte, mulher cuidadora!"

Foi isso que falei para mim mesma quando comecei cuidar da cuidadora que havia em mim.

E se você me permite dizer algo para a mulher cuidadora que há em ti, diria:

“Desperte, mulher cuidadora e cuide de ti mesma!

Teu filho/filha precisa de você inteira agora. Não espere outro momento para cuidar de ti. Quanto mais inteira você estiver, maior será a qualidade do cuidado que você poderá oferecer".


O que está esperando?


Neste momento, mulher cuidadora, quero deixar um presente para alguém que você ama.

Adivinhe para quem será o presente?


Se você já sabe a resposta, dê uma passadinha na minha página e pegue o presente que preparei para você:

(Re)Descobrindo o Prazer em 7 Passos.

É um exercício bem bacana para te ajudar a (Re)Descobrir teu corpo.


Aproveite e me conte como foi!


Para acessar o presente, clique aqui👇




crédito da imagem: Виктория Бородинова



228 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page